14 de dez. de 2010

A cultura do networking

Atualmente, está sendo bastante incentivada a cultura do networking, para garantir indicações baseadas em competências. O termo em inglês não se refere apenas a um círculo de relacionamentos e oportunidades, mas sim, fundamenta-se nas capacidades profissionais que são de conhecimento de outras pessoas e que poderão contribuir para futuras indicações. A psicóloga e mestre em Psicologia Social e do Trabalho, Márcia Banov, afirma que, essa modalidade de relacionamento se diferencia das demais porque trata de uma rede voltada exclusivamente para a profissão, pois incluem-se apenas pessoas que ajudariam o profissional numa oportunidade na carreira.

“Apenas o currículo de uma pessoa ou seu portfólio profissional não garantem as qualificações ali registradas. No networking, as indicações ocorrem baseadas em suas reais qualificações. Por isso, grande parte das empresas se sente segura e prefere contratar profissionais por meio de sugestões feitas por seus colaboradores ao invés de buscar um profissional no mercado”, afirma Márcia Banov. “A cultura do relacionamento está embasada no intercâmbio de experiências, pois, quem indicou teve a oportunidade de averiguar e presenciar seus conhecimentos e experiências”, acrescenta.

Para o profissional possuir uma rede diferenciada de relacionamentos profissionais e se destacar diante do mercado altamente competitivo, ele necessita cultivá-los. Segundo Banov, existem duas maneiras de expandir esse círculo de relações. A primeira é buscando novos contatos na área de atuação, por meio da participação em debates, fóruns, palestras, congressos, seminários e feiras ou pela troca de e-mails com pessoas do segmento.

É preciso tomar cuidado e utilizar os seus contados adequadamente. “O conteúdo deste material deve conter embasamento, conhecimento e estar atualizado”, orienta Banov. A segunda forma é por meio de antigos relacionamentos profissionais que foram perdidos com o passar do tempo, como um ex-chefe ou um colega que apreciava o seu trabalho. Uma maneira de resgatar esses contatos é utilizar e-mails ou sites como Orkut, Facebook, blogs. Rever catálogos de endereços ou telefones antigos é outra dica importante.

É importante observar que apenas participar de eventos ou encontrar contatos importantes não é suficiente. É necessário relacionar-se com o outro. Quanto mais abrangente for a rede de relacionamentos, maiores serão as possibilidades de boas indicações no mercado. A maioria das oportunidades, seja para um negócio ou uma vaga, não está na mídia, mas no boca a boca, garante a psicóloga.

Fonte: CRC SP ONLINE; Informativo Semanal do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; 02 de dezembro de 2010; Ano 2; nº 96.

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