9 de abr. de 2008

Poupadores podem recuperar perdas

Adriana lima Matias
Advogada e Consultora Jurídica
adriana_limma@hotmail.com

Brasília, 08 de 2008.
RECUPERAÇÃO DOS PREJUÍZOS DE POUPANÇAS DOS PLANOS ECONÔMICOS



O Correio Brasiliense do dia 8 de abril de 2008 publicou no Caderno de Economia como os poupadores podem recuperar as perdas sofridas por planos econômicos entre 1987 a 1991 – Bresser, Verão, Collor 1 e 2.
A notícia revela que os Bancos reservam bilhões para ressarcir os correntistas e ex-correntistas, tendo em vista a corrida dos brasileiros para recuperar os prejuízos na justiça, pois que o prazo final – de 20 anos dado pelos Tribunais para cobranças das perdas do plano Bresser estar chegando ao final. Como este prazo acaba no final deste ano, os brasileiros que tinham poupança, podem ainda reivindicar os prejuízos provocados pelo Plano Verão (de janeiro de 1989).
A correção é de 20,37% sobre o saldo das cardenetas da época. A minha opinião é que a contenda não é fácil, pois que as instituições muitas vezes se negam a fornecer a documentação exigida para o processo de cobrança, como por exemplo, os extratos bancários referentes aos períodos dos planos. Mas mesmos sem os extratos, os correntistas ou ex-correntistas devem reunir provas de que tinham poupanças, tais como comprovantes de enviados pelo banco para declaração de Imposto de Renda ou comprovante de depósitos em conta-poupança da época.

TIRA DÚVIDAS
Os interessados poderão postar as dúvidas no blog, e todas serão respodidas o mais rápido .
Obrigada
Adriana Lima Matias

Nenhum comentário: